O projeto

 

2068-HOTEL FISCHER, DÉCADA DE 1970

Hotel Fischer na década de 1970. Fonte: Arquivo Histórico de Balneário Camboriú.

 

Mais do que reunir, restaurar e preservar documentos fotográficos relacionados ao Hotel Fischer, este projeto tem como principal finalidade a construção e preservação de sua história, destacando a contribuição do hotel para o desenvolvimento do “Balneário de Camboriú”, atual Balneário Camboriú. Como principal instrumento de trabalho, serão utilizados acervos fotográficos público e privados, em especial o da própria família Fischer.

O principal produto deste projeto é um livro contando a história do hotel a partir de fotografias. Esta obra será distribuída gratuitamente e ficará disponível para download gratuito neste blog. Os arquivos digitais de todas fotografias restauradas e publicadas no livro serão entregues ao Arquivo Histórico Municipal e à Família Fischer.

Desta forma, além de ampliar o acervo de documentos sobre a história do hotel e desenvolver textos atualizados sobre sua história e, consequentemente, da cidade de Balneário Camboriú, queremos contribuir com a preservação do patrimônio cultural municipal, construindo e preservando a história e memória do Hotel Fischer, que está intimamente ligada à da cidade.

A intenção de realizar esta construção histórica a partir de fotografias está além das dimensões plásticas das imagens, pois elas “nos colocam em contato com os sistemas de significação das sociedades, com suas formas de representação, com seus imaginários”¹.

Os documentos fotográficos possuem um importante papel na pesquisa histórica e preservação da memória, áreas que não podem abrir mão da análise dos sistemas de significação e representação social. Pode-se afirmar também que as fotografias são documentos visuais que nos ajudam a compreender (e interligar) o passado, o presente e até mesmo prognosticar o futuro de um determinado local ou sociedade.

Arquivos históricos, quando bem utilizados, podem contribuir significativamente com o desenvolvimento cultural e intelectual da comunidade. Mostrar isto na prática, despertar e incentivar o interesse sobre a história do município e conscientizar a população sobre a importância da preservação e valorização de documentos visuais também são objetivos que devem ser alcançados através do uso das fotografias.

Construir e preservar a história do Hotel Fischer é contribuir significativamente com a memória de Balneário Camboriú. Já que pouco pode ser feito com relação à preservação do bem material, nos resta concentrar esforços na construção, preservação e difusão desta memória.

A equipe responsável por este projeto é composta por:

Coordenação geral: Sergio Antonio Ulber
Análise histórica: Murilo Maluche Schaefer
Análise Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico: Gabriel Gallarza
Análise moda e estilo de vida: Caroline Santos
Análise iconográfica: Sergio A. Ulber
Curadoria: Felipe Gallarza e Sergio A. Ulber
Digitalização: Vitor Ebel
Restauração e tratamento: Felipe Gallarza e Sergio A. Ulber
Jornalista: Vinícius B. de Oliveira
Designer Gráfico: Felipe Gallarza
Produtora Gráfica: Isabela Araújo Costa
Produtora Audiovisual: Eagles Shoot Creative Films

Referências:
¹ BORGES, Maria Eliza Linhares. História & Fotografia. Belo Horizonte, Ed. Autêntica, 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s