Digitalização concluída com livros de ouro

Vitor Ebel - Brasil 2016-8491
Detalhe da capa de um dos livros de ouro do Hotel Fischer, utilizados pelos hóspedes para deixar recados aos proprietários do hotel. 

 

Quarta-feira passada, dia 20 de abril, concluímos a digitalização dos arquivos particulares da família Fischer. Nesta última etapa, todas as páginas dos três Livros de Ouro foram fotografadas e arquivadas digitalmente.

O Livro de Ouro era moda antigamente e quase todos os hotéis tinham um exemplar à disposição dos hóspedes, que preenchiam as páginas em branco com mensagens e ilustrações.

Vitor Ebel - Brasil 2016-8545
Texto escrito em alemão ilustrado em aquarela, em 28/03/1969. 

 

No caso do Hotel Fischer, a maioria das mensagens exaltava a hospitalidade da família, a excelente estrutura do hotel, as belezas da praia de Camboriú e, num tom de saudade, os autores prometiam retornar em breve. Muitos também citavam que estavam hospedados para curtir a lua de mel.

As mensagens datam de 1957 à 1994, mas existe um queda na frequência em que elas foram produzidas, deixando claro que este costume foi caindo em desuso com o passar do tempo. Pouco antes da metade do terceiro livro, estão, lado a lado, uma mensagem deixada em 1973 e outra em 1994. O restante são apenas páginas em branco.

Vitor Ebel - Brasil 2016-8465Mensagem escrita no final da década de 1950, em alfabeto oriental.

 

Mensagens em línguas estrangeiras foram deixadas por hóspedes vindos da América do Norte, Europa e países orientais, revelando a abrangência e fama do hotel no exterior desde o final dos anos 1950.

Em meio a tantos recados, talvez o de maior importância histórica seja o que foi deixado pelo ex-Presidente da República, João Goulart. Jango costumava se hospedar no hotel com sua família, antes de construir sua própria casa de veraneio, onde hoje está o restaurante Lago da Sereia (Avenida Atlântica, esquina com a Rua 4600).

_VLE8119
 Recado escrito e assinado por João Goulart, em 22/10/1958: “Parabéns aos que tiveram a feliz iniciativa de construir o Hotel Fischer. Modelar na sua organização e no conforto que proporciona a todos aqueles que tem a ventura de aqui hospedar-se. Bastaria um “punhado” de “Hotel Fischer” espalhado pelas encantadoras praias brasileiras para que o turismo no nosso país se tornasse realidade”. Na fotografia que ilustra o texto, aparece o ex-presidente da república (à direita) com sua família nas dependências do hotel.

 

A digitalização do acervo particular da família Fischer relacionado ao hotel levou cerca de oito horas para ser concluída. Foram gerados mais de 1600 arquivos, que equivalem a 129 gigabytes de material digitalizado em alta qualidade.

Desde a primeira etapa da digitalização, estamos trabalhando no processamento e edição das fotografias, mas a partir de agora este processo será intensificado. De acordo com o cronograma do projeto, no mês de maio iniciam as análises técnicas e a curadoria das fotografias, etapas que devem ser concluídas até o final de julho.

IMG_8222  IMG_8252Processo de digitalização com fotografia, sendo acompanhado por Klaus e Claudio Fischer. Fotos: Gabriel Gallarza.

Vitor Ebel - Brasil 2016-8457
Parte da equipe analisando os livros junto com Klaus Fischer (à esquerda), em seu apartamento. 

 

Confira mais alguns detalhes dos livros:

Vitor Ebel - Brasil 2016-8514
Fevereiro de 1962.

Vitor Ebel - Brasil 2016-8533
Outubro de 1962.

Vitor Ebel - Brasil 2016-8516
Novembro de 1962.

Vitor Ebel - Brasil 2016-8527
Fevereiro de 1963.

Vitor Ebel - Brasil 2016-8539
Outubro de 1969, ano em que o homem foi à lua. 

Fotos: Vitor Ebel.

Anúncios

2 comentários sobre “Digitalização concluída com livros de ouro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s